Sobre o Projeto

O BOTA NA MESA TEVE INÍCIO EM 2015 COM O OBJETIVO DE PROMOVER A INCLUSÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR NA CADEIA DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E ABASTECIMENTOS DE GRANDES CENTROS URBANOS, CONSIDERANDO O COMÉRCIO JUSTO, A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL E A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL.

De 2015 a 2017, o projeto trabalhou com 9 cooperativas de agricultores familiares na região urbana e periurbana de São Paulo para fortalecer a gestão dessas organizações e promover o acesso a novos mercados.

Após uma etapa inicial de diagnósticos aprofundados da produção e comercialização de cada uma das cooperativas, foram construídos com cada uma delas planos de ação para que pudessem acessar um mercado desejado – desde alimentação escolar até redes varejistas. Foram realizadas, nesse processo, mais de 10 oficinas em campo, com cada uma das organizações, e 4 encontros com todas elas reunidas em São Paulo.

A agenda de formação também foi composta por reuniões de promoção comercial, momentos articulados para que os agricultores apresentassem aos mercados-alvo suas cooperativas, os principais produtos e, principalmente, as capacidades e limitações para atender aos requisitos demandados.

Além disso, foi também o momento de ouvir dos representantes dos mercados quais são as demandas em termos de padrões, embalagem e volume, além dos preços praticados e das formas de pagamento.

Os aprendizados do trabalho com cada uma das cooperativas foram influenciados por aspectos como  (1) o nível do engajamento do grupo, (2) a presença de jovens e mulheres na gestão da cooperativa, (3) o apoio do poder público local, (4) a localização em relação a São Paulo, e também (5) as condições climáticas que afetaram a produtividade neste período.

A experiência nesses anos iniciais de atuação levou a equipe a compreender que a interação entre atores da cadeia de produção de alimentos e abastecimento de grandes centros urbanos se dá em uma complexa rede, diferente do fluxo linear que costuma ser utilizado para representá-la. Nessa rede, se cruzam desafios da “porteira para dentro” – como planejamento da produção, engajamento entre cooperados e competências administrativas – com desafios da “porteira para fora” – como logística, condições climáticas, infraestrutura em territórios rurais.

Outro entendimento em destaque foi a constatação de que o sucesso da interação comercial depende de aspectos que vão além daqueles negociáveis em uma venda, e envolve a atuação de múltiplos atores: instituições financeiras, sindicatos e organizações representativas, associações setoriais, organizações da sociedade civil, institutos de pesquisa, serviços de assistência técnica, empresas que aportam tecnologias ao campo e gestores públicos, para citar alguns exemplos.

Diante da necessidade de promover o diálogo entre esses diversos atores, identificou-se a necessidade de ampliação da a atuação do Bota na Mesa, incluindo uma diversidade maior de atores da cadeia e criando referências para sua atuação. Teve início em 2018, portanto, o processo de construção de diretrizes públicas e empresariais para a inclusão da agricultura familiar na cadeia de alimentos.

Caso queira mais detalhes sobre o trabalho dos primeiros anos do Bota na Mesa, clique aqui.