Sumá

O que é

O Sumá é uma startup com sede em Balneário Camboriu-SC que atua como um articulador entre mercados privados, como restaurantes e pequenas indústrias, e agricultores familiares. Um dos diferenciais de sua atuação consiste na curadoria de empreendimentos que integram a plataforma.

De um lado, para que estejam aptos a ofertar seus produtos na base do Sumá, os agricultores recebem visitas e oficinas de qualificação para garantir que conseguirão atender aos requisitos dos compradores. De outro lado, os mercados selecionados como compradores devem estabelecer o compromisso de firmar contratos de longo prazo, com entregas fracionadas, caracterizando assim um perfil regular e contínuo de aquisição de alimentos.

Destaques

A iniciativa, que começou a ser desenhada em 2010, deu seus primeiros passos em 2017 com uma base de 8 famílias produtoras e 3 compradores. Em 2018, até o momento da inscrição na chamada de casos do Bota na Mesa, eram mais de 1600 famílias produtoras cadastradas e mais de 100 mercados compradores. Dentre os planos da startup, que tem ganhado visibilidade em redes de empreendedorismo e negócios de impacto social, estão a consolidação do negócio nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e a expansão para outros territórios, como Paraná e São Paulo.

Aspectos de inovação para a inclusão da agricultura familiar

  • Estruturação de cadeias curtas de comercialização
  • Qualificação de agricultores familiares para atendimento aos requisitos de compradores
  • Acesso direto de agricultores familiares a mercados com práticas de comercialização mais justas

Conheça mais sobre a iniciativa aqui.

Contato: Alexandre Leripio – leripio@appsuma.com.br