Projeto Vaca Móvel

O que é

O Brasil é um dos maiores produtores de leite do mundo, sendo aproximadamente 30 bilhões de litros de leite produzidos em 2017. Segundo dados do Censo Agropecuário, o setor de laticínios apresenta uma expressiva participação de produtores de pequeno porte e constitui uma importante fonte de renda para muitos agricultores familiares.

O Projeto Vaca Móvel é uma tecnologia de assistência técnica móvel idealizada pelo Instituto BioSistêmico. Com o objetivo de promover a melhoria da qualidade do leite e da sanidade animal, carros equipados com laboratório para a análise do leite realizam assistência técnica nas propriedades rurais. Grande parte do resultado dos testes é entregue no momento da visita e o produtor já recebe as orientações necessárias para melhorar a produção e o manejo dos animais.

Destaques

Desafios como a amplitude geográfica ou a dificuldade em levar tecnologia para o campo e para o produtor fazem do projeto Vaca Móvel uma inovação inspiradora para os atores privados e públicos do setor.

A modalidade pode ser contratada por organizações privadas, interessadas em fortalecer sua cadeia produtiva, ou governamentais. Desde sua criação, em 2015, o projeto já realizou mais de 38 mil atendimentos em 16 estados do Brasil. Dos quase 6 mil produtores que tiveram acesso à tecnologia, 75% se adequou às normas de qualidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Aspectos de inovação para a inclusão da agricultura familiar

  • Tecnologias adequadas à agricultura familiar

Conheça mais sobre a iniciativa aqui.

Contato: Luís Henrichsen – henrichsen@biosistemico.com.br