Programa de Desenvolvimento Rural Territorial

Organização proponente: Suzano / SA

O que é

O Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT) foi idealizado em 2009 pela Fibria, empresa atualmente incorporada pela Suzano Papel e Celulose Suzano, visando estabelecer diálogo e contribuir para o a geração de renda e trabalho, a segurança e a soberania alimentar nos territórios com plantios de eucalipto. Seu objetivo consiste em participar no desenvolvimento territorial por meio do diálogo com as comunidades rurais vizinhas, fortalecendo suas organizações e redes, tendo como premissa os princípios agroecológicos.

O Programa teve início operacional em 2011 no Estado da Bahia em 3 municípios, com 8 associações e 200 famílias participantes,  e vem ano a ano aumentando sua escala em processo de replicabilidade. Atualmente o PDRT acontece em 5 Estados: Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Maranhão. São 26 municípios participantes diretamente, 103 associações, 3.636 famílias atendidas diretamente.

Destaques

Para o PDRT, o foco no fortalecimento de processos autônomos é premissa fundamental, assim como a formação de formadores segundo princípios da agroecologia. Para que esse apoio seja efetivo, a metodologia do trabalho contempla ações de planejamento em conjunto com famílias e associações, denominadas Planos de Transição Agroecológica (PTA). Nesses planos, são registrados todos os elementos que compõem a visão de futuro da família e/ou associação em ações distribuídas ao longo dos 5 anos.

Além do apoio às famílias, o PDRT direciona esforços para o fortalecimento da organização comunitária e a organização das associações em Rede no território, contribuindo para que a compra de insumos e a comercialização se dê em conjunto, bem como o acesso a outras políticas públicas e editais de projetos.

Contato: Giordano Bruno Automare – Giordano.automare@suzano.com.br