Maneje bem

Organização proponente: Maneje bem

O que é

A comunicação rural é a chave para impulsionar a agricultura sustentável e o desenvolvimento humano nas comunidades rurais. Essa é a motivação que impulsiona a atuação da startup Maneje bem, que tem como missão difundir informações e conectar técnicos e agricultores, a fim de mitigar a falta de assistência técnica especializada em produção sustentável no campo.

Tudo começou com um grupo de whatsapp criado por três pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Catarina, especialistas em controle ecológico de doenças e pragas agrícolas. Por meio das trocas de mensagens, buscou-se viabilizar um canal de comunicação sobre manejo sustentável que pudesse efetivamente atingir quem está na ponta e, na maioria das vezes, sem acesso ao serviço público de assistência técnica e extensão rural: os agricultores familiares.

A partir dessa ação inicial, e após a participação em programas formação para empreendedores, foi criada a Maneje bem: uma tecnologia para facilitar a assistência técnica, organizar os dados do campo e gerar inteligência para melhor desempenho da agricultura familiar no Brasil.

Destaques

Hoje, além da rede social que funciona de forma gratuita para técnicos e agricultores, a startup atua no desenvolvimento de comunidades rurais, em parceria com grandes compradores de matéria-prima agrícola (agroindústria).

Na prática, uma equipe própria de especialistas fica à disposição do agricultor para tirar dúvidas e auxiliá-los na produção. A equipe, composta por técnicos especialistas em agronomia e biotecnologia, é encarregada da curadoria e tutoria das informações da rede social.

O alcance do projeto é nacional e já atua em diversos estados brasileiros. Desde o início da operação, em 2017, foram mais de 2500 interações na plataforma online, com participação de mais de 10 mil agricultores familiares beneficiados pelos atendimentos.

Contato: Juliane Mendes Lemos Blainski – julianelemos@manejebem.com