Escola Itinerante de Agroecologia

Organização proponente: Casa do Rio

O que é

A Escola Itinerante de Agroecologia tem como missão fornecer ferramentas para que as comunidades de agricultores familiares possam aderir à agroecologia, dando início à produção de alimentos saudáveis com uma agricultura de baixo impacto ambiental.

O trabalho está sediado no trecho norte da rodovia BR-319, no estado do Amazonas, nos municípios do Careiro e Autazes. A região é marcada pelos dilemas da proteção de unidades de conservação que circundam a rodovia, assim como comunidades tradicionais e indígenas e uma rica biodiversidade.

Historicamente, os agricultores praticam a cultura do corte e queima, com baixa diversificação, o que dificulta a manutenção da segurança alimentar das famílias e o acesso a mercados para a geração de renda.

Neste contexto, a Escola surge em 2017, engajada em difundir os princípios e práticas agroecológicas na produção e comercialização de alimentos, e assim fortalecer as comunidades e evitar a abertura de novas áreas de produção.

Destaques

A partir de uma metodologia participativa e dialógica, envolvendo saberes e valores locais, a Escola Itinerante de Agroecologia já atendeu mais de 400 pessoas, implantou 6 unidades demonstrativas de agroflorestas e promoveu a diversificação da produção na região, incluindo mais de 20 espécies florestais.

A estratégia para driblar os desafios logísticos do território consistiu na formação de jovens monitores agroecológicos, que são os pontos de apoio da Escola e atuam na transformação do local.

Em relação à comercialização dos alimentos, a Casa do Rio apoiou a formação de redes de produtores, o acesso à Política Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e certificação orgânica.

Contato: Sidney, Quésia e Thiago – casadorio@casadorio.org