Batata da Salvação

O que é

O semiárido da Bahia é uma região que engloba mais de 270 municípios e impõe diversos desafios à sua população, composta majoritariamente por pequenos produtores rurais. As secas, cada vez mais intensas e longas, dificultam atividades como a produção de alimentos. A oferta limitada de serviços básicos, como saúde e educação, agrava o cenário.

A Batata da Salvação é uma tecnologia social de convivência com o semiárido, criada em 2013 pela Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (Fatres). Seu objetivo é viabilizar a produção agrícola com pouca água, superando os períodos de estiagem enfrentados na região. A tecnologia consiste em um sistema econômico de irrigação por capilaridade, inspirado na batata do umbuzeiro, que armazena água em suas raízes para sobreviver a momentos de forte seca. O sistema, um reservatório de água composto por uma garrafa pet e uma corda enterrados no solo, foi pensado para ter alta replicabilidade, baixo custo e simples montagem e manuseio, facilitando o acesso pelos agricultores familiares.

Destaques

Até o momento, mais de 1400 famílias já receberam a assistência técnica da Fatres e implementaram a Batata da Salvação nas suas propriedades, em culturas como mamão, maracujá, caju, manga, cajá, hortaliças e plantas medicinais, entre outras.

Um ponto de destaque reside no fato de que a tecnologia foi desenvolvida em conjunto com agricultores familiares. Isto garantiu, além da confecção sob medida para atender às necessidades do produtor naquele contexto climático, o caráter prático e econômico da Batata da Salvação, fatores essenciais para viabilizar a adoção de inovações por esse público. Além disso, o processo de desenvolvimento conjunto com os agricultores aumenta as chances de sua internalização no dia a dia, superando barreiras culturais e hábitos.

Aspectos de inovação para a inclusão da agricultura familiar

  • Tecnologias adequadas à agricultura familiar

Conheça mais sobre a iniciativa aqui.

Contato: Sabrina Moraes –  sabrina@fatres.org.br